Ensaios Científicos de Goethe

Prezado colega
 
Para quem quer conhecer a metodologia científica goethiana, leia os Ensaios Científicos de Goethe, livro disponível nas melhores livrarias do país. Estes ensaios ocupam uma parte do 2º volume da sua monumental obra científica de 5 volumes. Mas quem foi Johann Wolfgang von Goethe?
 
É conhecido entre nós apenas como literato, poeta, dramaturgo, romancista e crítico alemão; o autor do Fausto! No entanto, foi naturalista, cientista e exerceu também com rara eficiência cargos públicos. Até hoje seus ensaios científicos ocupam lugar marginal na História da Ciência, pois não se fixam somente no “observar e intelectualizar” os fenômenos, numa forma de fragmentar os conhecimentos. Por isso rebelou-se contra os métodos analíticos da ciência natural. Goethe procurava “o elo” entre os seres, “a ideia” que deveria existir por detrás de todo organismo vivo.  
 
Rudolf Steiner foi o editor das obras científicas de Goethe, para a Deutsche Nationalliteratur (Literatura Nacional Alemã) e nomeou de método científico goethiano. Goethe sempre parte da observação de fatos cognoscíveis (concretos), comparando-os e ordenando-os, no sentido de formar a imagem do objeto na mente. Somado com os conhecimentos científicos (calcular, medir, pesar, etc, conforme suas palavras), pode-se acessar a ideia, a qual vive por detrás do fenômeno. Por isso, a sua ciência é sui generis, pois considera a tríade observar, intelectualizar e idear, como procedimento metodológico científico necessário para se compreender qualquer fenômeno.
 
É esta a proposta deste livro: mostrar que ele resgatou a Metodologia Científica Dedutiva, a qual havia sido formulada por Aristóteles, para ser aceita como metodologia científica de validade universal. Como desenvolver essa metodologia científica é o objetivo deste livro; por isso se faz uma apresentação dos motivos nas páginas introdutórias e na 2ª parte se faz referência especial aos seus ensaios científicos metodológicos.
 
 
 
Abraços
 
 
 
Antonio Marques
 
Apresentador e introdutor do livro



GOETHE – Ensaios Científicos – uma metodologia para o estudo da natureza - coletânea
Autor: Johann Wolfgang Von Goethe
Compilados por Jacira Cardoso
Introdução de Antonio José Marques, médico antroposófico
Assunto: metodologia científica, natureza, Goethe
Formato: 13 x 18,5 cm       Páginas: 120
 
ISBN: 978-85-61080-15-0
Publicação: AD VERBUM Editorial / Barany Editora