MINUTA PARA CRIAÇÃO DO CONSELHO CULTURAL
Assunto: Pré-Projeto de Lei para criação do Conselho Cultural do Brasil
1. ADVERTÊNCIAS
-
Mesmo com a vitória do Presidente Jair Bolsonaro, a situação do país continuará instável, porque a “polaridade apenas mudou de lado” e tenderá a se recrudescer daqui para frente, se não se atentar para resgatar a imagem do organismo social sadio nas suas três esferas, como se verá.
-
Para dar sustentabilidade futura, agora que o país voltou a respirar “ordem e progresso”, é preciso aproveitar a chance de sair da polaridade “esquerda – direita” e resgatar a trimembração do organismo social, através da criação do “Conselho Cultural” pelo Congresso Nacional, para tornar viável a vida cultural no seio da sociedade. Dessa maneira o primeiro membro social servirá de norteador das forças sociais e produtivas.
-
Isso se faz necessário porque daqui para frente, em torno de 20 anos, 50% das profissões desaparecerão, por causa da mecanização (robotização), em que o fator mais importante não será o “intelecto” – que se aprende na escola padrão, mas a “consciência” – em que novos valores humanos serão enfatizados. Esse alerta mundial mostra que novos paradigmas sociais devem ser pensados a partir de hoje. Como lidar com essa realidade inusitada? Como preparar a nova geração? Que tipo de ensino? Que tipo de medicina? Quais profissões irão sobreviver e existir? Como capacitar as Escolas de Ensino Básico e Profissionalizantes para tamanha mudança? Quem assumirá o papel de orientar nessa empreitada? O Estado? Ou o Conselho Cultural?