O Direito Antroposófico

A regra de não matar já existe em nós mesmos desde a nossa criação

 

José Eduardo Pastore
Pastore Advogados-SP

Diário do Comércio
27/4/2010

 

Antroposofia significa conhecimento do ser humano. A palavra vem do termo grego "sofia", que significa conhecimento, e de "antropos", que quer dizer humano. A antroposofia propõe a reflexão do homem enquanto organismo vivo, interagindo consigo mesmo e com o mundo exterior, entendendo que ele é parte do todo.

Continue Lendo

Os três poderes

Desde os primórdios da civilização, a sociedade era subdividida entre religião, governo e comércio. A religião preponderava sobre os outros dois membros e gerava os impulsos sociais e econômicos. O ser humano não existia como individualidade e estava subjugado à divindade, à terra, à hereditariedade e ao monarca. Quando ele começou a conquistar a sua "liberdade", nasceu o Direito. Só recentemente o homem se aprofundou no mundo, como criador, produtor.

Continue Lendo

Hy Breazil

Hy Breazil e a Globalização

Hy Breazil e a Globalização



___Completamos 500 anos do "
Hy Breazil ",

nome dado pelos celtas irlandeses ao nosso Brasil,

muitos séculos antes de seu descobrimento.

 


---------------------------------------------------------------------------

Pretende-se com este artigo, responder a alguns questionamentos da vida moderna mundial: O que é o neoliberalismo? O que visa o FMI? O que é a estatização? O que o Governo e os Partidos estão fazendo para mudar? Existe uma saída? O que se pode esperar disso tudo? O que se pode fazer? ... Para isso se começará a estudar o organismo social, no sentido de uma compreensão da “linha-mestra” dos impulsos humanos, que se cristalizam em “política e economia”. O objetivo é chegar à pergunta fundamental: Como se pode visualizar uma saída “humanizada” para este mundo globalizado e para o BRASIL ? 

Continue Lendo

Globalização

GLOBALIZAÇÃO

 

CONSCIÊNCIA MUNDIAL OU "Philadélphia"

 

PERSONAGENS:

Cientista.......................

Homem com jaleco branco. Por debaixo, terno e gravata.Representa a Vida cultural/espiritual da humanidade.

Jurista...........................

Homem com beca de juiz. Representa a Vida Jurídica/política.

Trabalhador.................

Homem com macacão de trabalhador. Representa a Vida Econômica.

Consciência Mundial

ou "Philadélphia".........

 

 

Mulher com véu, cobrindo todo o corpo. Representa os ecos do futuro da humanidade.

 

Arlequim......................

 

Homem fantasiado de palhaço. Representa o zombeteiro, o farsante, o cínico. Deseja que tudo fique como está.

 

Continue Lendo

Associação Econômica Saúde - JF

Em abril de 1997, médicos e pacientes desta clínica inauguraram a Associação Econômica Saúde-JF. Objetivava-se desenvolver um diálogo associativo, entre "produtores" e "consumidores", no sentido de se chegar a um "termo médio", entre ambos, na questão de preços das consultas, dos procedimentos terapêuticos, etc. O que já era conduta normal de respeito pelos pacientes, permanecemos durante quatro anos sem elevar os preços. Isso na vida econômica atual brasileira é um espanto! Infelizmente agora nos vemos na contingência, com a inflação de volta, de elevar os preços das consultas (vide tabela atrás), a partir de 24 de setembro deste ano. Este número do jornal é justamente para justificar isso e sugerir novos rumos na economia. É uma proposta humanista, baseada no conhecimento de causa do que é "economia".

Continue Lendo

Qual a missão de Kaspar Hauser ?

Rudolf Steiner disse que Kaspar Hauser teria uma importante missão para desempenhar e dele dependeria o futuro da Europa. Também seus raptores sabiam disso, tanto que o mantiveram em cárcere incomunicável desde tenra idade (desde 2 ou 3 anos de idade), para soltá-lo provavelmente com 16 anos em Nüremberg (Alemanha). Como ninguém sabia quem era e de onde vinha, foi chamado “filho da Europa”. Finalmente foi assassinado aos 21 anos.

Continue Lendo

Impulso do Jogo

Este artigo faz referência à Johann Christoph Friedrich Schiller (1759–1805), no sentido de referendar o enfoque antroposófico da Trimembração. A dialética schilleriana visualiza as três forças presentes no ser humano e relaciona com o Estado (Organismo Social). Pode-se dizer que Schiller é o precursor do “Organismo Social Trimembrado”, proposta da Antroposofia para o futuro da humanidade, meta ainda muito distante do homem moderno; mas que deve ser almejada, a partir desta abordagem.1

Continue Lendo

Época de São João

Época de São João, preparatório para o Espírito Santo


“ Eu sou a voz que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor “ (Jo 1 , 23)


Dentre as épocas festivas religiosas do ano, São João é a que tem mais significado para o ser humano. As outras ele acompanha de fora as manifestações das Hierarquias (Natal, Páscoa e Micael). Em São João vivenciam-se as transformações evolutivas pela água e pelo fogo. Entre as duas surge o 3º elemento, o meio, para perfazer a trindade. Desse modo se pode compreender as sentenças de Lucas (3,16) e de Mateus (3,11): “ Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de desatar a correia das sandálias; este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” . Ambos fazem referência a 3 tipos de batismo: em água , para arrependimento do passado e com o Espírito Santo e com o fogo , um revestimento de poder para os salvos em Cristo (cf. Lc 24,49; At 1,5-8; 2,1-4). Será necessário abrir um parênteses para entender esses três processos arquetípicos de iniciação humana: pela água, pelo fogo e pelo Espírito Santo.

Continue Lendo