Odontologia antroposófica (OA)

A Odontologia Antroposófica (OA) está reconhecida no Brasil pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) Resolução 165 de 24.11.15 = reconhece o dentista antroposófico.

A OA visa ampliar o conhecimento da Odontologia clássica, com os elementos da Antroposofia e sua Terapêutica, além de focalizar os problemas odontológicos valorizando-se a prevenção e orientações sobre a saúde geral e bucal. Estimula a abordagem interdisciplinar, integrando-se às outras áreas afins: médica, fonoaudiológica, psicológica, fisioterápica, pedagógica, etc. 

 

Continue Lendo

Biografia

O objetivo da Biografia é passar a vida a limpo, trabalhando os fatos passados, aumentando o auto-conhecimento e auxiliando na determinação de metas futuras. O passado é tratado não só como uma lembrança, uma retrospectiva, mas como uma recriação da própria história individual. O processo biográfico é composto por atividades verbal, escrita e artística (pintura e modelagem), além de uma abordagem expositiva.

Continue Lendo

Diagnóstico Psicossomático por meio da Pintura

(Dr. Antonio Marques , Dr. Edson Zaghetto Ferreira e Emi Arantes Morgado)

RESUMO: O "Diagnóstico Psicossomático por meio da Pintura" é um procedimento inédito (do ponto de vista metodológico) no meio médico antroposófico. É uma criação da equipe multidisciplinar (destes autores) da Clínica Médica Vivenda Sant'Anna, de Juiz de Fora (MG) que, desde o ano de 2000 vem estudando, estabelecendo parâmetros e balizamentos, no sentido de dar subsídios técnicos de como lidar com este "método diagnóstico artístico". Visa-se, em primeiro lugar, entender os complexos processos psicossomáticos (a alma no corpo, através da pintura livre). Em segundo lugar, fazer com que o paciente entenda, por si mesmo, a sua problemática psíquica, através das cores que ele mesmo pintou e, assim, assumir as terapias indicadas pela equipe multidisciplinar. E, em terceiro lugar, dar subsídios argumentativos aos outros terapeutas (psicólogos, euritmista curativa, massagista, fonoaudióloga, etc.), de como trabalhar nas esferas espiritual, anímica e corporal. A metodologia que norteia este trabalho se baseia na "Ciência Dedutiva Goethiana-Steineriana". Nesse sentido este trabalho será dividido em três partes. Na primeira parte serão apresentados os argumentos científicos teóricos. Na segunda parte serão apresentados três casos clínicos, com as respectivas pinturas, como modelos. Na terceira parte será apresentada a psicoterapia artística através dos "Doze Passos", também inédita no meio médico antroposófico, que nasceu como conseqüência deste diagnóstico artístico. Ou seja, as próprias pinturas servem de fio condutor no tratamento psicoterápico.

 

Continue Lendo

Desintoxicação

Baseado nos "métodos europeus de desintoxicação", visa patrocinar um programa de SPA terapêutico. Enfim, uma verdadeira reciclagem na vida estressante, para aquisição de novos hábitos mais saudáveis. Este programa de SPA terapêutico é um complemento da consulta e pode ser formatado conforme suas necessidades individuais. Procure seu médico e se informe a respeito. É preciso uma avaliação clínica antes de se submeter a este SPA terapêutico. Mais informações na secretaria ou pelo telefone (32)3231-1032.

Continue Lendo

Massagem Rítmica ou Hauschka

Desenvolvida a partir da massagem clássica, a Massagem Rítmica existe desde o começo do século XX. Diferente das demais massagens, baseia-se no conhecimento de todo o corpo humano e nas interações entre os sistemas neuro-sensorial (cabeça), rítmico (tronco) e metabólico-motor (membros).

Massagem Rítmica ou Hauschka

A Massagem Rítmica foi desenvolvida a partir da massagem clássica pelas Dras. Ita Wegman [N.T. – colaboradora de Rudolf Steiner, e coautora de seu livro sobre Medicina Antroposófica] e Margarethe Hauschka no começo do século XX. A Massagem Rítmica baseia-se no conhecimento dos diferentes membros da constituição humana, e as interações entre os sistemas neuro-sensorial, rítmico e metabólico-motor.

Em estado de saúde o sistema rítmico, constituído pela circulação e pela respiração, mantém o equilíbrio entre a decomposição de uma substância corpórea (catabolismo) que é mediado pelo sistema neuro-sensorial e a formação de substância corpórea, mediada pelo sistema metabólico-motor.

Continue Lendo

Massagem com mel

A massagem com mel é calmante, desintoxicante e cicatrizante. Hidrata a pele, remove toxinas e ativa os glóbulos brancos responsáveis pela defesa do corpo.
Essa terapia tem o intuito de remover o plasma sujo, para fazer em quem está com o sistema respiratório intoxicado, presença de muco, peso, letargia, problemas gerais de acumulo de Ama/Toxina no Plasma/Sangue. Ideal para fumantes e ex fumantes, pessoas com febre e suor grudento, quadros que acompanhem presença de muco.

Continue Lendo