NOITE DE AUTÓGRAFO

Dr Antonio Marques e sua filha Christianne, acadêmica de medicina da FAME (Unipac) - JF, em noite de autógrafo do livro: "Síndrome do Pânico tem cura", durante o Congresso de Medicina Antroposófica em Juiz de Fora (MG).

PATCH ADAMS e MIKHAEL

Dr Mikhael Marques fez parte dos "Doutores do Amor" como acadêmico de medicina da Fac. Medicina Suprema (JF). Ao participar do Congresso de Medicina no Hospital AKH de Viena (Áustria), em 19 e 20 Set 2010, conheceu Patch Adams.

NOITE de AUTÓGRAFOS em RECIFE

Dr Antonio Marques foi convidado para noite de autógrafos em Recife dos seus três últimos livros: Prática Médica Antroposófica - medicina baseada em conhecimento. Farmacologia Clínica - através da análise dedutiva do fármaco. Síndrome do Pânico tem cura.

IMPORTÂNCIA DA VITAMINA B6



Vitamina B6 corresponde a um grupo de 6 compostos, sendo os mais importantes  piridoxina, piridoxal 5 fosfato e piridoxamina fosfato.

Importante em mais de 100 reaçōes enzimáticas no metabolismo de carboidratos, neurotransmissores, lipídeos e principalmente aminoácidos.

No SISTEMA NERVOSO CENTRAL, em falta desta vitamina, o Eletroencefalograma se mostra anormal.


Está presente na maioria dos alimentos: mas cozimento e processamento são fatores que induzem grandes perdas desta vitamina. Por exemplo: a moagem de trigo para fabricação da farinha pode eliminar 70 a 90%, congelamento de vegetais 35 a 55%!!! 

Alimentos com grandes quantidades de vitamina B6:
Nozes, banana, brócolis, melado e couve-flor. Além disso é produzido pela flora bacteriana intestinal!


Sua carência pode dificultar inclusive a ação de hormônios esteroides, além de predispor à câncer, principalmente intestino, pâncreas e tumores hormônio dependente, como mama e próstata. Também anemia microcítica (hemácias pequenas), dermatite seborreica, convulçōes, depressão e aterosclerose.

 

Medicamentos como isoniazida (utilizado no tratamento da tuberculose) e contraceptivos orais podem diminuir esta importante vitamina. Alcoolistas e mulheres que apresentam pré-eclâmpsia ou eclampsia também apresentam menores quantidades. Alta ingestão protéica diminui igualmente suas concentrações.

 

Existe a possibilidade de medição no sangue, apenas cuidado à interpretação do resultado, pois exercício físico moderado a intenso eleva o resultado sérico; já o aumento da fosfatase alcalina e gestação diminuem concentração plasmática.

 

Importante também ressaltar sua atuação no metabolismo dos aminoácidos triptofano (precursor da serotonina e melatonina)  e metionina.

Mikhael Marques

Referência: 
Cozzolino SMF. Biodisponibilidade de nutrientes. 5th ed. São Paulo: Manole; 2016.


 

Visita à Hospitais Antroposóficos (Suíça e Alemanha)

Dr. Antonio Marques e sua filha Christianne Marques, acadêmica de medicina da FAME-JF (Faculdade de Medicina de Juiz de Fora - MG), visitaram hospitais antroposóficos na Suíça (Lukas Klinik Arlesheim Klinik - Arlesheim) e Alemanha (Havelhöhe Spital - Berlin e Filderklinik - Stuttgart).


Continue Lendo