O que é Medicina Antroposófica?

Muitas pessoas colocam a medicina antroposófica entre as terapias naturalistas ou alternativas, equiparando-a à fitoterapia ou à homeopatia, e chegando mesmo a confundi-la com estas. Pretende-se apresentar, nestas linhas, uma auto-caracterização que representa a opinião da própria medicina antroposófica a esse respeito.
 
1- A medicina antroposófica não é idêntica à medicina naturalista. Todavia fala-se em medicina naturalista, quando ela recorre também a medicamentos produzidos a partir de matérias primas naturais.
 
2- A medicina antroposófica não é fitoterapia, embora seus remédios incluam umas 250 plantas medicinais como matéria prima ou componentes básicos. Contudo os remédios baseados em matérias primas minerais naturais preponderam na medicina antroposófica; são mais importantes.
 
3- A medicina antroposófica tampouco é uma espécie de homeopatia. Aceitou desta apenas a técnica da dinamização e da nomenclatura das potências, embora com modificações relevantes.
 
A medicina antroposófica é simplesmente a ampliação da arte médica com base em critérios da Ciência Espiritual Antroposófica. A Antroposofia é, usando palavras de seu criador Rudolf Steiner (1861-1925), um caminho cognitivo pelo qual deveria ser estabelecida uma ligação entre o que existe de espiritual no homem e no universo.
 

Continue Lendo

NOITE DE AUTÓGRAFO

Dr Antonio Marques e sua filha Christianne, acadêmica de medicina da FAME (Unipac) - JF, em noite de autógrafo do livro: "Síndrome do Pânico tem cura", durante o Congresso de Medicina Antroposófica em Juiz de Fora (MG).

NOITE de AUTÓGRAFOS em RECIFE

Dr Antonio Marques foi convidado para noite de autógrafos em Recife dos seus três últimos livros: Prática Médica Antroposófica - medicina baseada em conhecimento. Farmacologia Clínica - através da análise dedutiva do fármaco. Síndrome do Pânico tem cura.

Visita à Hospitais Antroposóficos (Suíça e Alemanha)

Dr. Antonio Marques e sua filha Christianne Marques, acadêmica de medicina da FAME-JF (Faculdade de Medicina de Juiz de Fora - MG), visitaram hospitais antroposóficos na Suíça (Lukas Klinik Arlesheim Klinik - Arlesheim) e Alemanha (Havelhöhe Spital - Berlin e Filderklinik - Stuttgart).


Continue Lendo