Biografia

O objetivo da Biografia é passar a vida a limpo, trabalhando os fatos passados, aumentando o auto-conhecimento e auxiliando na determinação de metas futuras. O passado é tratado não só como uma lembrança, uma retrospectiva, mas como uma recriação da própria história individual. O processo biográfico é composto por atividades verbal, escrita e artística (pintura e modelagem), além de uma abordagem expositiva.

Na Biografia, os pacientes analisam suas vidas em intervalos de sete em sete anos, os chamados "setênios". Isto porque as principais metamorfoses do ser humano ocorrem nesse período de tempo. O trabalho fornece as bases para uma nova forma de ver e de realizar a missão de vida individual, agindo nos três pólos do ser humano: o pensar, o sentir e o querer. O "pensar" é trabalhado por meio da abordagem teórica e de contos de fadas. O "sentir", através da terapia artística. E o "querer" se manifesta pela concretização das novas metas traçadas pelo paciente.

O Biográfico é indicado para quem busca o auto-conhecimento. A falta de lembranças do passado não deve ser um impedimento à realização do trabalho. Não existem pré-requisitos de profissão, religião ou filosofia. Também não é necessário estar fazendo ou ter feito algum processo terapêutico.

Procure se informar na secretaria os profissionais capacitados para essa psicoterapia.