A Medicina Antroposófica nada mais é do que uma ampliação da medicina acadêmica tradicional que todos temos conhecimento. Em nossa área de atuação enxergamos o paciente como um todo — um ser complexo e completo — que demanda mais atenção do que apenas um tratamento direcionado para
determinada enfermidade que o aflige no momento da consulta. Nos preocupamos em avaliar não somente o corpo físico, mas também a vitalidade, a psiquê e o espirito.
Para aumentarmos nosso campo de atuação, nós utilizamos o método científico-dedutivo goethiano baseado em conhecimento, isso sem virarmos as costas para a medicina tradicional, utilizando-a quando necessário, pois “em situação de emergência (sua conduta) poderá ser idêntica à medicina convencional”, segundo o Parecer nº 21/93 do Conselho Federal de Medicina (CFM).
A Prática Antroposófica possibilita não somente o tratamento das doenças como também o desenvolvimento interior do indivíduo, enquanto interage com a sociedade e cultura. Em outras palavras, citando o seu criador Rudolf Steiner (1861-1925), “A medicina Antroposófica é simplesmente a ampliação da arte médica com base em critérios da ciência espiritual Antroposófica.”
Dr. Daniel Jordão