Tratamento de lesões com ozonioterapia

A ozonioterapia no tratamento de feridas é utilizada com o objetivo principal de reduzir a carga microbiana local, devido sua ação bactericida e fungicida. Quando se alcança uma ferida limpa, reduz-se a concentração da mistura ozônio-oxigênio e prossegue-se a aplicação a fim a de otimizar o processo cicatricial. São efeitos da ozonioterapia no tratamento de feridas: ação bactericida e bacteriostática, viricida e fungicida; aceleração da neoangiogênese; aumento do número médio de fibroblastos; aumento da capacidade de absorção do O2 por parte do eritrócito; e estimulação do sistema imunológico.
indicações:

Problemas circulatórios: Frio nos pés ou dores após curtas distâncias de caminhada são sintomas de problemas circulatórios que podem ser corrigidos por meio da ozonioterapia.

Feridas infectadas: O tratamento de feridas infectadas é um dos casos clássicos do uso de ozônio.

Inicialmente utilizando de sua característica bactericida e fungicida, a utilização do ozônio visa obter uma ferida limpa e livre de germes, para, posteriormente, com doses mais baixas da mistura gasosa oxigênio-ozônio, acelerar a cicatrização da mesma. 

Lesões de pele: o ozônio é um elemento altamente eficaz no combate a fungos persistentes, especialmente dos que se alojam nos pés (micoses em unhas), infecções de fungos do tronco ou infecções fúngicas das mucosas. 
Ozonioterapia Auricular

Os distúrbios respiratórios podem manifestar em diferentes níveis podendo provocar consequências sérias quando não tratados.

Esses episódios são mais comuns nas épocas mais frias do ano.

Os benefícios da ozonioterapia para quem tem problemas respiratórios podem ser explicados pois o ozônio medicinal tem propriedades antioxidantes, analgésicas, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

São importantes para promover melhorias significativas no funcionamento do aparelho respiratório.
O ozônio medicinal, que pode aplicar por diferentes vias e em diferentes concentrações nos pacientes, de acordo com a finalidade e a intensidade de cada tratamento, também reconhecido como um importante aliado no combate de problemas respiratórios.

Uma das formas de aplicação e uma delas é pela via auricular.

Dessa forma, a insuflação pelo ouvido atinge toda a região orofacial ajudando no tratamento de:

Inflamações no ouvido;
Zumbido;
Dores de cabeça;
Enxaquecas;
Crises em pacientes com rinite, sinusite e qualquer outra inflamação nessa região.

Sendo assim o procedimento de ozonioterapia auricular realizado com um estetoscópio modificado, a mistura de ozônio e oxigênio auxilia no tratamento auditivo, como perda auditiva neurossensorial, otite média, enxaqueca, sinusite.

Água Ozonizada
é fruto de um tratamento de purificação que utiliza o gás ozônio para eliminar contaminantes. o ozônio consegue romper a parede celular de microorganismos como bactérias e fungos, tornando-os inativos. a água ozonizada também retira resíduos de agrotóxicos dos alimentos. existe todo um preparo para ozonizar essa água para consumo humano.
benefícios:

  • reduz inflamação
  • alivio da azia
  • estimulo das funções corporais
  • estimula o sistema imunológico e a circulação sanguínea
  • previne doenças, pois elimina vírus e bactérias
    estimula a produção de citrulina e fagócitos que auxiliam no combate a células cancerígenas.

Óleo Ozonizado
Óleo ozonizado tem um papel significativo no combate de diversos problemas de saúde. Ele contribui para aliviar sintomas com mais agilidade, age diretamente nas áreas afetadas pelas patologias e ainda otimiza os tratamentos comuns.

Esse recurso está se tornando cada vez mais popular entre médicos e pacientes, pois complementa outras intervenções e contribui para a manutenção da qualidade de vida. Natural, seguro e livre de efeitos colaterais, o produto tem sido procurado por quem busca uma alternativa com muitos resultados.
A seguir, entenda melhor o que é óleo ozonizado e conheça algumas das principais condições combatidas por ele.

O óleo ozonizado é um produto capaz de preservar as propriedades terapêuticas do Ozônio Medicinal, graças à sua manipulação feita por meio de filtros e geradores específicos para essa finalidade.

Suas matérias-primas podem ser diversas, como o azeite de oliva, coco e até sementes de girassol.
Quando aplicado na pele, o óleo ozonizado pode garantir uma série de benefícios. Alguns exemplos de seus impactos são:
Modulação do estresse oxidativo;
Melhoria no transporte de oxigênio no sangue;
Efeitos cicatrizantes e antimicrobianos.
Indicações:
Muitas condições podem ser tratadas com a aplicação do óleo ozonizado na região afetada. Entre as principais delas, destacam-se:
Cortes, úlceras e feridas
As propriedades antissépticas do produto combatem infecções capazes de agravar cortes, feridas e úlceras. Além disso, incentivam a circulação sanguínea na área afetada e proporcionam leve efeito anestésico.

Queimaduras
Graças às propriedades anti-inflamatórias e ao potencial de oxigenar a pele, o óleo alivia queimaduras solares e inflamações quase imediatamente. Sua aplicação também pode evitar a formação de bolhas.

Osteoartrose
O óleo pode acelerar a regeneração dos tecidos e favorecer a cicatrização, o que reduz dores e inflamações comuns nesse tipo de condição.

Dores em geral
Devido às propriedades já mencionadas, o óleo ozonizado também auxilia no combate a dores musculares e de ouvido, e ainda diminui a incidência de espasmos e câimbras.

Acne
Alguns efeitos agregados do óleo contribuem muito para o combate da acne. Eles incluem:
Desintoxicação da pele;
Melhoria da circulação;
Redução de infecções;
Eliminação de bactérias;
Redução da incidência de manchas.
Eczemas e dermatites

No caso de eczemas e dermatites, a ação do óleo diminui significativamente a incidência de manchas e até de processos inflamatórios – também graças às melhorias que proporciona na circulação.

Pé de atleta
Outra qualidade do óleo ozonizado é sua poderosa ação antifúngica. Somada aos demais benefícios, essa capacidade age diretamente contra os mecanismos causadores de uma condição chamada “pé de atleta”.

Fungos de unha
Conhecidos por seu difícil tratamento, os fungos de unha podem ser removidos com mais facilidade através do óleo, por conta da sua ação antifúngica.

Seborréia e caspa
Seus efeitos no combate de fungos também podem ser explorados para um tratamento mais eficiente de

caspa ou seborreia.
O uso do óleo ozonizado pode ser feito pelos próprios pacientes como método complementar de tratamento, mas é importante manter-se informado sobre suas propriedades e consultar um especialista antes de comprá-lo.

Insuflação
A técnica de insuflação de Ozônio Medicinal pode ser ministrada por via retal, que é a mais comum em diferentes tipos de tratamentos, e também vaginal.

Na insuflação retal, o gás é absorvido pela mucosa do intestino, proporcionando os efeitos imediatos de melhoria do metabolismo das células, da respiração e da oxigenação celular.

Por melhorar a flexibilidade dos glóbulos vermelhos, a insuflação retal também estimula a circulação sanguínea, inclusive nas vias capilares.

Sua ação fungicida, bactericida e antiviral também é muito significativa contra inúmeras patologias, especialmente em quadros de hepatites virais e herpes.

Além de ativar os sistemas antioxidantes do organismo, a insuflação retal tem um poderoso efeito anti-inflamatório, aumenta a saturação de oxigênio no sangue e favorece a produção natural de interleucina e interferon.

Insuflação vaginal

A insuflação vaginal, por sua vez, é feita de maneira indolor, através de sonda plástica, e é indicada em casos de infecções vaginais, com destaque para os quadros de candidíase de repetição.

Compartilhe esse artigo

Artigos relacionados

Terapias externas

Banho IntestinalO banho intestinal é a única terapia externa que não é realizada diretamente através da pele. Tem como finalidades retirar os detritos acumulados, promover

Leia mais »

NOSSA FLORA INTESTINAL

Nossa flora intestinal ou Microbiota consiste num complexo de microorganismos vivendo em nosso trato grastrointestinal, sendo a grande parte (mais de 90%) comensais ou saprófitas/benéficas

Leia mais »

Duas Medicinas

Desde os primórdios das civilizações, na antiga índia, existiam duas medicinas: a sagrada (ayurvédica) e a profana (rigvédica). E todos usufruíam das duas, seja por

Leia mais »