Medicamentos Antroposóficos

Os Medicamentos Antroposóficos são similares aos que todos nós comumente conhecemos nas farmácias, porém com algumas particularidades.
Tais medicações são obtidas a partir da natureza, através de substâncias vegetais, animais ou minerais; sendo importante frisar que não existe medicamentoantroposófico sintético, tampouco remédios obtidos a partir de plantas modificadas geneticamente ou que tenham sido utilizados herbicidas químicos e/ ou agrotóxicos em sua manufatura.

Nossos medicamentos podem atuar de três modos seguindo sua concepção:
I ) Proporcionar um modelo orientador para o sistema ou órgão que está doente, levando-o à sua atividade sadia; Este princípio de ação é exclusivo das medicações antroposóficas.

II) Agir de modo similar ou igual à doença de base, desencadeando uma reação contrária ainda maior do organismo buscando a cura; “Aquilo que provoca, também pode curar / A cura pelo semelhante” — princípio homeopático de ação.

III) Estimular um processo contrário à doença, modo tradicional e alopático de ação — quando o paciente tem uma inflamação, pode-se usar um composto com ação anti-inflamatória.

Visto que o medicamento é a fase final de um longo desenvolvimento, a qualidade da substancia a ser utilizada é de grande preocupação, então, para a visão Antroposófica, o processo de manufatura é tão importante e valorizado quanto o produto final a ser utilizado. Existem os medicamentos dinamizados,
seguindo a premissa de despertar o potencial curativo das substâncias naturais, através de um processo farmacêutico de diluição e agitação rítmica. Já as principais vias de administração das medicações Antroposóficas são: oral, injetável, subcutânea e tópica.

Importante comentar que os médicos antroposóficos também podem utilizar a medicação tradicional alopática quando esta for a necessária; nós buscamos, através de estudos da fórmula química da medicação sua real ação e efetividade para tratar o paciente.

** Os medicamentos antroposóficos são regulamentados pela ANVISA por meio
da RDC nº 26 de 30 de março de 2007.
Dr. Daniel Jordão
Conheçam:

  • Farmácia Paracelsus – Juiz de Fora — (32)99948-2461 (WhatsApp) /
    (32)32364106
  • Weleda Brasil — https://www.weleda.com.br
  • Sirimim Farmácia – São Paulo — https://sirimim.com.br

Compartilhe esse artigo

Artigos relacionados

Terapias externas

Banho IntestinalO banho intestinal é a única terapia externa que não é realizada diretamente através da pele. Tem como finalidades retirar os detritos acumulados, promover

Leia mais »

NOSSA FLORA INTESTINAL

Nossa flora intestinal ou Microbiota consiste num complexo de microorganismos vivendo em nosso trato grastrointestinal, sendo a grande parte (mais de 90%) comensais ou saprófitas/benéficas

Leia mais »