Banho Intestinal
O banho intestinal é a única terapia externa que não é realizada diretamente através da pele. Tem como finalidades retirar os detritos acumulados, promover a depuração do sangue, purificar e nutrir os tecidos do organismo, melhorar o sistema de absorção e digestão dos nutrientes (revitalizando o sistema metabólico), desintoxicar os alcaloides e dependentes químicos, através da revitalização do fígado, revitalizar o sistema imunológico, favorecer a excreção de toxinas com ação diurética, auxiliar no tratamento do combate ao estresse, estimular a regularização do hábito intestinal e preparar o organismo para receber o tratamento medicamentoso antroposófico, o que ocorre pela penetração dos chás (MIGLIO, 2011; MACHADO, SANTOS; TOPLER, 2004). O intestino grosso sofre impactos não só dos maus hábitos alimentares da vida moderna, mas de descargas de energias conflitivas e desequilibradas advindas do mundo psíquico do indivíduo. Com o tempo haverá repercussão na flora e peristaltismo intestinal com consequente alteração na consistência da massa fecal e na frequência de evacuações. Consiste na introdução por via retal, de água pura ou acrescida de substância terapêutica. A temperatura geralmente é morna (entre 25°C e 35°C). Além de não gerar dependência, como acontece com os laxantes, a terapia melhora a tonicidade e a motricidade da parede do cólon, estimulando seu funcionamento espontâneo, além de revitalizar a flora.
Insuflação retal
A técnica de insuflação de Ozônio Medicinal pode ser ministrada por via retal, que é a mais comum em diferentes tipos de tratamentos, e também vaginal.
Na insuflação retal, o gás é absorvido pela mucosa do intestino, proporcionando os efeitos imediatos de melhoria do metabolismo das células, da respiração e da oxigenação celular.
Por melhorar a flexibilidade dos glóbulos vermelhos, a insuflação retal também estimula a circulação sanguínea, inclusive nas vias capilares.
Sua ação fungicida, bactericida e antiviral também é muito significativa contra inúmeras patologias, especialmente em quadros de hepatites virais e herpes.
Além de ativar os sistemas antioxidantes do organismo, a insuflação retal tem um poderoso efeito anti-inflamatório, aumenta a saturação de oxigênio no sangue e favorece a produção natural de interleucina e interferon.
Enfaixamento
Os enfaixamentos são aplicações no corpo todo ou metade dele com envolvimento do pacientes em lençóis aquecidos e embedidos em óleos essenciais com qualidades terapêuticas. O paciente permanece envolvido por um tempo e depois fica em repouso para que o organismo possa elaborar e o que foi recebido.
Compressas
A compressa é uma aplicação de determinadas substâncias em uma parte do corpo, usando-se tecidos, podendo ser úmida ou seca, quente ou fria, dependendo da patologia. Apesar de sua aplicação local, a sua atuação pode se estender a todo o organismo, podendo substituir medicamentos ou abrir caminho para o medicamento atuar de uma forma mais intensa. As compressas são indicadas em casos agudos ou crônicos e servem de ajuda a várias patologias podendo ter efeito anti-inflamatório, analgésico, tranquilizante, antiespasmódico e desintoxicante.
Segundo Clemente (1993), as diferentes temperaturas das compressas apresentam efeitos diferentes, como mostra a tabela a seguir:
Temperatura Indicação:
Gelada (menos de 15°C) Ação analgésica
Fria (15°C – 20°C)Ação anti-inflamatória e vasoconstritora. Contra indicada no abdômen
Morna (25°C – 35°C) Ação levemente sedativa
Quente (40°C – 45°C) Ação vasodilatadora, ativa a circulação, relaxa e desfaz tensões. Contra indicada na cabeça.
Apenas com água a compressa já teria um efeito benéfico, porém com a escolha de uma infusão, uma essência, sumos ou outras misturas, podemos direcionar este efeito geral de calor para uma direção terapêutica específica.
Assim podemos especificar as compressas segundo as substâncias adicionadas:
Compressa com unguento – medicamento de consistência pastosa, semelhante a uma pomada cujo excipiente é uma gordura associada a uma resina e que se destina a uso externo.
Compressa com tecido embebido em óleo – Um tecido embebido de óleo é aquecido e colocado no local com uma almofada para manter o calor. É uma forma de aplicação onde o calor suave perdura por horas. Desta forma o tecido com óleo cria um envoltório caloroso suave, sob o qual os processos endurecidos e cronicamente frios podem ser aquecidos e curados.
CATAPLASMA OU EMPLASTRO
De acordo com The American Heritage Dictionary (3.a edição), a palavra «cataplasma» deriva da palavra latina Pasta. Pode também derivar da palavra grega para «papa de aveia», porque o pão ou a farinha, assim como a argila ou outra substância ligante, era muitas vezes usado para transformar a mistura de ervas numa pasta úmida.
Consiste na aplicação cutânea de uma substância pastosa, moderadamente espessa, frequentemente quente, colocada entre dois tecidos finos de algodão. A temperatura pode variar, dependendo do tipo de manifestação clínica. A composição do emplastro pode ser a partir de vegetais ou frutas ou elementos minerais. Um tipo particular de cataplasmas são os utilizados na designada geoterapia, cuja origem remonta às civilizações da Antiguidade. São utilizadas aplicações de minerais, em forma pastosa (argila, por exemplo), que podem, ou não, ser aquecidos.
Na forma mais comum, são feitos a partir de uma farinha ou pó ou argila, ao qual podem ser adicionadas diversas plantas com poderes medicinais, misturando-se com óleos vegetais, óleos minerais ou água até se formar uma pasta que é aquecida e depois aplicada. Uma forma tradicional entre as TEA é o uso de cera de abelha aquecido.
O mecanismo de atuação pode incluir os níveis térmico, químico e revulsivo.
- A ação térmica, originada pela temperatura da cataplasma, facilita os processos curativos do próprio corpo. Por exemplo, a aplicação de uma cataplasma fria sobre uma zona inflamada incrementa a vasoconstrição periférica, abrandando o edema e a dor típica dos processos inflamatórios.
- A ação química é devida à absorção cutânea de determinados princípios ativos bioquímicos presentes nos extratos de ervas, óleos e outras substâncias presentes na cataplasma. A abundante irrigação sanguínea da derme permite que determinadas substâncias ativas da cataplasma atuem, disseminando-as no organismo.
- A ação revulsiva das cataplasmas é a menos utilizada e a que mais cuidados requer. Baseia-se na aplicação, estritamente controlada, de uma cataplasma com substâncias irritantes (por exemplo, mostarda), a fim de desencadear uma ação inflamatória local que aumente o aporte sanguíneo, provocando uma reação localizada. Atuam como um estímulo do sistema imunitário.
Cataplasma com pomadas é uma forma de uso da pomada de plantas ou de metais ou mistas quando se espera a atuação da pomada por horas sem tratamento adicional de calor. No pano de pomada vegetal se usa uma substância vegetal que pode ser absorvida pelo organismo através da pele e por isso se usa uma pomada reabsorvível que consiste na maioria das vezes em gordura de lanolina, cera de abelha ou óleo. Conforme o conhecimento antroposófico os metais tem uma intima relação com as forças arquetípicas planetárias, mas também com os órgãos humanos e seu funcionamento especialmente com processos patológicos. Uma pomada de metal contem uma base difícil de reabsorver, mas boa para cobrir, por ex. parafina ou vaselina. Assim a pomada de metal faz uma camada que brilha no pano, e a irradiação do metal atua no local como um espelho.
Spa dos Pés
O Spa dos pés é uma prática antiga e que está sendo redescoberta por causa de seus inúmeros benefícios. Com técnicas modernas, hoje conseguimos ativar a circulação sanguínea, eliminar dores e até melhorar o humor.
Hidrovitalis®
O Spa para os pés com Hidrovitalis® (emissor de frequências em padrões energéticos e harmônicos) combina as propriedades terapêuticas da água com emissão de ondas bio-eletrônicas, semelhantes às ondas sonoras, para ativar a capacidade de auto-cura dos membros inferiores, além de promover a desintoxicação e normalização do organismo.
A terapia consiste em colocar os pés dentro de banheira com água salinizada. Eletrodos são colocados dentro da banheira e estes são ligados por cabos ao aparelho.
Benefícios:
– sensação de relaxamento corporal e leveza;
– eliminação de toxinas do corpo;
– auxilia na eliminação de metais tóxicos como cobre e manganês, agrotóxicos e pesticidas, toxinas de bactérias e fungos e aditivos químicos ou solventes.
É recomendado que se evite alimentação pesada e derivados de leite e glúten previamente, além de sugerida o aumento da ingestão de água (que é o condutor na eliminação de toxinas).
OBS: A terapia não é indicada para portadores de marca-passos, pessoas com feridas não cicatrizadas nos pés e crianças muito pequenas.
(Informações cedidas pelo fabricante Nova Ciência)
Reflexologia dos Pés é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, aos quais correspondem regiões e órgãos do corpo humano. De acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do corpo registram desequilíbrio.
A reflexologia é de origem chinesa e pode trazer alguns benefícios para a saúde dos pacientes. Essa técnica milenar chinesa ajuda a aliviar dores, além de auxiliar no relaxamento e no sistema imunológico.
O toque e a pressão aliviam e diminuem o estresse e a ansiedade, traz benefícios físicos e mentais.
Quais são os benefícios da reflexologia para o corpo e bem-estar?
- Desenvolver e melhorar o autoconhecimento;
- Agindo sobre o sistema nervoso, elimina acúmulos de sangue nos plexos nervosos dos pés, restabelecendo a comunicação entre cérebro e todo organismo;
- Ajuda a equilibrar os sistemas, estimulando um ponto (órgão) pouco ativo e atenuando uma área muito ativa;
- Promove consciência do estado de saúde (física e emocional) do paciente através do toque, pois por ele sentimos os pontos de carência que podem estimular reações no corpo, e se manifestar em até 24 horas após a sessão;
- Melhora da saúde e bem estar geral, como influência na atividade intestinal, qualidade do sono e muito mais.
Recomendado para todas as idades.
Massagem com mel
A massagem com mel é calmante, desintoxicante e cicatrizante. Hidrata a pele, remove toxinas e ativa os glóbulos brancos responsáveis pela defesa do corpo.
Essa terapia tem o intuito de remover o plasma sujo, para fazer em quem está com o sistema respiratório intoxicado, presença de muco, peso, letargia, problemas gerais de acumulo de Ama/Toxina no Plasma/Sangue. Ideal para fumantes e ex fumantes, pessoas com febre e suor grudento, quadros que acompanhem presença de muco.
A massagem com mel utiliza a técnica de massagem com as mãos em combinação com o mel aplicado em forma de camada em cima da pele. Os movimentos das mãos são em forma de pressão e de ação sugadora. Desta forma, as toxinas serão retiradas do corpo. Durante a massagem, estas substâncias serão eliminadas através de uma secreção de forma pastosa, de cor clara ou escura, de acordo com o tipo de problema.
Estimulação dos brônquios ajudando a liberar as secreções
Promoção da cicatrização
Alivio de bronquites, gripes e constipações
Hidratação da pele
Remoção de toxinas
Sensações pós aplicação é leveza, desobstrução da respiração, disposição, fome e aumento do fogo digestivo.
Como remove bastante fleuma, não pode tomar friagem nesse dia nem se expor muito. Ideal é tomar um banho quente, se alimentar com algum alimento adequado para a situação (alimentação leve).
Duração: 20 minutos
Massagem Rítmica ou Hauschka
A Massagem Rítmica foi desenvolvida a partir da massagem clássica pelas Dras. Ita Wegman [N.T. – colaboradora de Rudolf Steiner, e coautora de seu livro sobre Medicina Antroposófica] e Margarethe Hauschka no começo do século XX. A Massagem Rítmica baseia-se no conhecimento dos diferentes membros da constituição humana, e as interações entre os sistemas neuro-sensorial, rítmico e metabólico-motor.
Em estado de saúde o sistema rítmico, constituído pela circulação e pela respiração, mantém o equilíbrio entre a decomposição de uma substância corpórea (catabolismo) que é mediado pelo sistema neuro-sensorial e a formação de substância corpórea, mediada pelo sistema metabólico-motor.
O sistema rítmico promove a saúde em todo o organismo ajudando na prevenção de doenças e do “stress”, e servindo de apoio para o processo de cura. Ritmos como a mudança de estações do ano, acordar e adormecer, inspirar e expirar, e sístole e diástole, são como o ritmo de ligar e soltar da massagem.
O ritmo na massagem procura harmonizar os processos de decomposição e formação de substâncias corpóreas. Princípios espirituais trabalham nos nossos corpos através do calor, do ar e da água. Na Massagem Rítmica, a mão do terapeuta é capaz de imitar as formas do movimento desses elementos trabalhando de maneira calórica, flúida e aérea. A qualidade do toque do terapeuta é então capaz de produzir uma resposta interior nos diferentes membros do ser humano. Para afetar os processos vitais que ocorrem nos líquidos, a qualidade do movimento nessa massagem é dirigida a um movimento de sucção, ao invés de pressão.
Aplicações da Massagem Rítmica
A Massagem Rítmica traz benefícios em afecções crônicas e agudas. Pode atingir muitos níveis do ser humano, tornando possível seu uso em uma ampla gama de doenças e de dificuldades físicas, psicológicas e de desenvolvimento. Ela proporciona mudanças, a fim de se buscar um novo desenvolvimento e um crescimento interior. Podem beneficiar-se dela bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. Áreas em que a Massagem Rítmica é especialmente efetiva:
– Distúrbios ortopédicos tais como fraturas e afecções articulares
– Distúrbios circulatórios e do coração tais como baixa ou alta pressão, extremidades frias, cuidados com ferimentos, edemas
– Distúrbios respiratórios tais como a asma
– Distúrbios digestivos tais como obstipação
– Distúrbios neurológicos tais como Esclerose Múltipla e Paralisia Cerebral
– Gravidez e parto
– Deficiências mentais
– Distúrbios psicológicos como o “stress”
– Depressão, desgosto e traumas emocionais
– Insônia
– Enxaqueca
– Deficiências imunológicas
– Controle da dor
– Enurese noturna
– Distúrbio de atenção devido a hiperatividade (ADHT)
– Distúrbios de desenvolvimento
– Torção, distensão e tensão muscular
– Cuidados com moribundos
Detalhes terapêuticos
São empregados óleos e pomadas preparados pelos Laboratórios Wala e Weleda. Esses produtos são feitos com extratos de plantas medicinais cultivadas bio-dinâmica ou organicamente, ou de plantas nativas, bem como com óleos vegetais puros prensados a frio, e sempre que possível com óleos essenciais orgânicos. Não são usados aromas, conservantes, emulsificadores ou corantes artificiais, e nunca foram testados em animais.
Hauschka, M. Massagem Rítmica Segundo Ita Wegman: fundamentos antropológicos. Trad. S. Setzer. 3a ed. retraduzida. São Paulo: Ed. Antroposófica, 2007
Informações obtidas no site da Sociedade Antroposófica no Brasil. Acesse a página em:
http://www.sab.org.br/portal/medicinaeterapias/140-massagem-ritmica
Terapia Kneipp
um sistema de saúde desenvolvido no século 19 pelo padre Sebastian Kneipp (1821-1897), que se baseava na hidroterapia e consistia em caminhadas matinais pelo orvalho ou na neve recém caída, seguida por uma massagem seca rápida para aumentar a circulação.
Sebastian Kneipp teve uma história de vida agitada. Quando jovem, ele desenvolveu tuberculose – naquela época, era uma doença incurável. No entanto, o padre foi capaz de curar-se com banhos de imersão e experiências de terapia com a água do Danúbio. Com essa descoberta, a base de sua cura pela água foi lançada.
Em seguida, Kneipp se concentrou intensamente no poder de promoção da saúde através da água e das plantas.
Os cinco pilares dos ensinamentos de Kneipp – água, plantas, exercícios, nutrição e equilíbrio interno – são sempre a base para a consideração holística de causa e efeito.
Com breves aplicações de água fria (um segundo a um minuto), os estímulos de temperatura são transmitidos através da pele que desencadeiam reações positivas no corpo: O estreitamento temporário dos vasos sanguíneos com subsequente expansão vascular promove a circulação por todo o corpo. Isso fortalece as defesas imunológicas, estimula o sistema circulatório e nervoso, bem como o metabolismo e revigora o corpo.
Água morna também é comumente usada em hidroterapia – particularmente no caso de aplicações de contraste (frio / quente). Estes são especialmente preferidos por pessoas não treinadas, uma vez que são mais gentis. Dependendo da constituição da pessoa, um aumento no estímulo por meio de aplicações de água fria pode ser alcançado.
Se usada regularmente, a hidroterapia fornece suporte de longo prazo para o sistema imunológico e ajuda o corpo a ativar seus poderes de autocura.
BANHOS MEDICINAIS
A água, dentre todos os elementos, é o primeiro que está aberto para o Cosmo, a sua essência é pura e pode carregar vida. Ela pode ser permeada pelo organismo vital cósmico (organização vital), podendo conter ar e forças vitais. Funciona como balança, desfazendo tensões, atua sobre o centro do homem.
MIGLIO (2011) definiu esta terapia como um procedimento terapêutico que utiliza a água associada a substâncias medicamentosas com seus efeitos benéficos. O corpo é aliviado da ação da gravidade, encontra-se numa situação semelhante à que experimentou quando embrião. Por isso, o banho independente da composição da água exerce profundo efeito sobre a consciência humana, o homem sente-se desligado das forças terrenas. O banho é uma atividade que foi praticada por todos os povos no decorrer da história (MIGLIO, 2011, p.8).
Os efeitos dos banhos no Sistema Rítmico acontecem devido à presença do gás carbônico na água, que aprofunda a respiração, diminui o tônus muscular, reduz a sensação de peso, estimula a circulação dos líquidos intersticiais, aumenta a diurese, promove vasodilatação, auxilia na remoção de catabólitos e consequentemente leva ao relaxamento.
Durante o banho o cliente recebe uma massagem baseada nos princípios da massagem rítmica (deslizamento). Após o banho o paciente é encaminhado para uma cama, sem secar o corpo e é envolvido por camadas de tecidos: a primeira camada, de tecidos de algodão e a segunda por cobertores, para que não haja perda do calor e a pessoa permaneça no momento de encontro consigo mesma que é o repouso terapêutico. Uma toalha é colocada em torno de sua cabeça e seus ombros. Este repouso dura aproximadamente trinta minutos.8-13
Os banhos medicinais conforme suas indicações podem ser divididos em:
NUTRITIVO
COM ÓLEO DE DISPERSÃO
AVEIA
De OZONIO
No Banho Nutritivo utiliza-se leite de vaca fresco, gema de ovo, limão e mel. Esta mistura é acrescida à água quente, na temperatura de 36º a 37ºC. Rudolf Steiner indicava os banhos nutritivos nos casos de desvitalização, com esgotamento e fadiga e consequente enfraquecimento da vitalidade. São muito eficazes também quando realizados em crianças magras e descoradas, e em adultos em períodos de convalescência. As substâncias têm finalidades distintas: o leite liga-se ao corpo físico; o mel, por sua vez apresenta polaridade por ser um elemento cósmico ligado ao calor; o limão, pelo seu óleo etérico, fortalece o tecido conjuntivo, revitalizando, e a água, que é o elemento vital da natureza (MACHADO, 1999).
Os Banhos de Óleo de Dispersão são feitos usando-se óleos essenciais que passam por um processo de dispersão na água através de um aparelho próprio. Os óleos usados podem ser de arnica, de alecrim, de bétula, de camomila e de eucalipto. O banho é indicado em várias situações: na artrite reumatoide, o banho aumenta o calor corporal e ajuda desnaturar as proteínas velhas acumuladas nas articulações; na asma, o aumento do calor corporal dilata os brônquios; na bronquite, o aumento do calor corporal fluidifica as secreções facilitando a eliminação.
O banho de aveia é ideal para reduzir os sintomas de desconforto de problemas de pele como o eczema e a psoríase, além de alergias de contato com plantas venenosas. A aveia tem o poder de eliminar a coceira, reduzir a vermelhidão e o inchaço, além de formar uma barreira protetora na superfície da pele.
O banho de ozônio trabalha interrompendo os processos insalubres do nosso corpo. Isso faz com que seja interrompido o processo de crescimento de bactérias que nos são prejudiciais. Em um processo inflamatório, por exemplo, o banho de ozônio pode impedir o crescimento dessas bactérias, diminuindo assim o quadro inflamatório.